Medicina Ocupacional

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. As ações mais conhecidas no PCMSO são as emissões dos ASO – Atestado de Saúde Ocupacional como admissional, demissional, mudança de função, retorno ao trabalho. São obrigadas a implantar o PCMSO todas as empresas que possuam empregados, independente de tamanho e grau de risco, desde que regidos pela CLT.

Os chamados exames complementares, portanto, são constituídos pelos exames que o médico responsável pelo PCMSO considera necessários para fins de controle ocupacional. São auxiliares do profissional médico para fins de diagnóstico. Por essa razão são considerados complementares. Devem atender as exigências da legislação para fins de elaboração do PCMSO, assim como, levar em conta as atividades desenvolvidas pelo trabalhador. São instrumentos da Saúde Ocupacional na empresa e representam ações preventivas e de cuidado com relação a possíveis doenças ocupacionais.

  • Audiometria
  • Espirometria
  • Radiografias
  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Acuidade Visual
  • Exames Laboratoriais

Trata-se de uma Assistência Técnica de Perícias, bem como apoio na elaboração dos quesitos participação na perícia e elaboração do laudo de defesa divergente de contestação e impugnação, sempre elaborado por Médico do Trabalho. 

 Etapas:

  • Elaboração dos quesitos
  • Acompanhamento da Perícia;
  • Vistoria do Local de Trabalho;
  • Emissão do parecer técnico;
  • Orientação para impugnação (se necessário) para o advogado responsável.

A voz é uma das nossas principais ferramentas de trabalho.

A avaliação perceptiva-auditiva da voz tem como objetivo o reconhecimento da situação vocal dos trabalhadores, principalmente aqueles que utilizam a voz profissionalmente. O cuidado com a voz dos operadores de telemarketing está descrita no Anexo ll da NR17. No item 8.2 informa que a empresa deve implementar um programa de vigilância ativa em vários intens, e um deles é a voz.

A avaliação vocal, auxiliará os empregadores na adequação ao anexo ll, da NR-17, além de benefícios tais como:

  • triagem que auxilia na seleção de candidatos com melhor perfil vocal para a função de tele atendimento;
  • identificar trabalhadores com problemas de voz;
  • auxilia na redução de faltas e licenças médicas por doenças relacionadas voz, aumentando a produtividade e reduzindo gastos;
  • na orientação quanto à saúde vocal, prevenindo alterações vocais.

Profissionais como teleoperadores, vendedores e outros que tem a voz como instrumento de trabalho podem ser avaliados através da avaliação vocal, proporcionando melhora no seu desempenho e evitando doenças ocupacionais.

O PCA – Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.

É um programa previsto na NR – 9 buscando “a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho”. O instrumento de gestão transparente e participativa que pressupõe ações a serem desenvolvidas no âmbito da empresa sob a responsabilidade do empregador.

A conservação auditiva nas empresas valoriza o trabalhador, promove a elevação da autoestima do funcionário, fazendo com que ele trabalhe mais satisfeito e sentindo-se seguro no âmbito ocupacional. O ruído associado a agentes químicos, radiações ionizantes, frio/calor/vibração, acidentes com traumatismo cranioencefalico, barotraumas e alérgenos, são agentes ocupacionais que provocam perdas auditivas.

O PCA envolve a atuação de uma equipe multiprofissional, pois são necessárias medidas de engenharia, medicina, fonoaudiologia, treinamento e administração.

Links

Fale Conosco

© 2019, Quales  Medicina Segurança do Trabalho . Todos os direitos reservados.