Anterior
Próximo
A Saúde Ocupacional surgiu no período pós-guerra, no momento em que a produção fabril em larga escala e o aparecimento de novos processos aumentam o número de doenças e acidentes de trabalho. Com a atuação integrada de outros profissionais, como psicólogos e engenheiros, a saúde ocupacional está focada na prevenção de doenças e problemas oriundos do trabalho, por meio do bem-estar mental, social e físico do trabalhador.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é obrigatório a todas as empresas, em consonância com a NR-7 da Portaria nº 3.214/78, e traça procedimentos e diretrizes a serem adotadas pela organização acerca dos riscos a que seus funcionários estão sujeitos no ambiente de trabalho, com fulcro na prevenção, monitoramento e detecção precoce de possíveis danos à saúde do funcionário.
Sempre que o trabalhador apresentar problemas de saúde em que haja a necessidade da verificação de nexo de causalidade entre estes e a atividade desempenhada, é realizada a perícia ocupacional, a qual buscará comprovar se o exercício da profissão afetou sua integridade física ou mental. Trata-se de um procedimento realizado por um profissional médico e consiste numa avaliação nas ocasiões em que a questão tratada necessita do parecer deste técnico.
A saúde do trabalhador deve ser tratada como estratégia de negócios das empresas. Uma boa iniciativa é o atendimento dos requisitos legais já previstos nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e ainda a definição de processos de liderança sustentável, sistemas de produção organizados, com metas e atribuições claras, remuneração justa e um canal de comunicação e disseminação de informações com os trabalhadores.
Os programas de qualidade de vida se evidenciam como ferramentas essenciais na melhoria da saúde e do bem-estar geral do bem mais precioso de uma empresa ou organização: seu corpo de funcionários. Também é importante pois diminui a incidência de problemas advindos da atividade exercida.
O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional responsável por coordenar e efetuar análise de projetos a serem implantados, em conjunto com as áreas técnicas, recomendando alterações, visando reduzir ou eliminar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
A CIPA possui como principal objetivo a observância de forma contínua, as condições de trabalho e todos os ambientes de uma empresa. É responsável também por zelar pela preservação da saúde de todos os trabalhadores que integram uma empresa, até mesmo daqueles que apenas prestam serviços esporádicos à esta. Promove a conscientização de todos os funcionários de uma empresa, visando uma melhoria contínua das condições de trabalho naquele ambiente.
A norma define quem deverá compor a CIPA, bem como a duração do mandato de seus membros e quantidade destes.
Esta norma estabelece a obrigatoriedade da implementação e elaboração do programa, por parte dos empregadores. Objetiva a preservação da integridade e da saúde dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais.
O programa segue as seguintes etapas:
Seu objetivo é a identificação dos métodos preventivos para que não ocorra sobrecarga na corrente elétrica do ambiente de trabalho.
São primeiramente identificados através de um levantamento de informações a RTI (Relatório Técnico de Inspeção), as condições das instalações elétricas e os componentes.
Cabe informar que cada setor de atuação deverá obter condições adequadas de instalações, chamadas de classificadas, para que não haja princípio de incêndio. Todo processo auxilia a empresa na prevenção de acidentes, melhores condições e garantindo segurança e saúde de seus colaboradores.
Visa o estabelecimento de parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto e segurança, aliadas ao desempenho eficiente.
As condições de trabalho abordam aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho. A norma trata desde o material em que deve ser construído uma cadeira de escritório, até a umidade relativa do ar em ambientes em cujo trabalho se dá através de esforço intelectual.
É aquela que trata do estabelecimento de mecanismos que tratem da proteção contra incêndio nos ambientes de trabalho.
Se relaciona intensamente com outros dispositivos legais e normativos, como normas brasileiras (NBR), legislações federais e locais e instruções normativas do Corpo de Bombeiros, que apesar de serem muito semelhantes, apresentam algumas diferenças conforme o Estado onde a instalação está localizada.
História de uma empresa começa nos clientes, pois são eles que nos dão o caminho ao sucesso.
Com fulcro no atendimento de nossos clientes e no desempenho em um ramo de atividades que lida diretamente com o bem mais precioso das pessoas, a saúde, a Prosperiun busca sempre proporcionar aos seus clientes serviços em saúde ocupacional e segurança do trabalho com máxima eficácia e qualidade.
Valores são os princípios que norteiam as atividades de uma organização.
Os nossos baseiam-se basicamente em:
– Excelência em atendimento personalizado;
– Transparência e parceria junto aos clientes;
– Constante treinamento de nossa equipe;
– Resiliência;
– Custo x Benefício.
Baseando-se no significado da palavra “Prosperiun” o qual advém da união das palavras prosperidade e felicidade, em latim, trabalhamos dentro do conceito de união, onde num contexto de ambiente profissional, quando temos uma situação de emergência ou segurança, precisamos da união de todos os envolvidos e também da Prosperiun para trazer diariamente as soluções para os ocasionais problemas, sendo assim, o símbolo retrata uma situação ou emergência (círculo central), onde temos o apoio de toda a equipe ao redor para trazer essa segurança e atendimento (demais círculos).
Outra analogia presente é a referência a símbolos de prosperidade e felicidade que vemos ao redor de diversas culturas, normalmente associada ao sol ou estrelas que trazem em seus contextos os significados de prosperidade.
Atendimento personalizado na administração e implantação de ambulatórios;
Elaboração de todas as NR’s;
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
Assistência técnica em perícias judiciais;
Soluções exclusivas para atender ao eSocial;
Entre outros.
Trabalhamos com pessoas especializadas em cada área da medicina ocupacional e segurança do trabalho de acordo com sua necessidade.
Esclareça suas dúvidas e confira melhor como obtemos sucesso em nosso trabalho: